Ponte térmica: o que é e como evitá-la

 

Neste post, contamos o que são as pontes térmicas e como evitá-las em seus projetos de Steel Frame para obter o máximo de conforto e eficiência energética na obra.

 

Compartilhamos um texto do nosso colega, Engenheiro Francisco Pedrazzi, sobre como melhorar a eficiência energética em obras de Steel Frame evitando pontes térmicas.

 

O que é uma ponte térmica

A “alma” do Steel Frame são os perfis de aço galvanizado. O aço, dentro dos materiais de construção, é um dos que apresenta a maior relação resistência/massa, mas ao mesmo tempo possui uma condutividade térmica muito elevada e o torna um ótimo condutor de temperatura.

O peso reduzido dos perfis para Steel Frame representa uma grande vantagem, pois permite reduzir o peso das estruturas preservando a resistência às cargas externas, resultando em estruturas mais leves e rápidas. Mas quando se trata de isolamento térmico, sua alta condutividade atua contra ele.

No painel externo de uma residência, o perfil funcionará como ponte térmica, ou seja, conduzirá tanto o calor do interior para o exterior no inverno, quanto do exterior para o interior no verão, gerando perdas de energia ou ganhos que prejudicam a eficiência energética do edifício. 

Isso pode ser verificado ao se analisar uma fotografia termográfica de um painel sem isolamento térmico externo em um dia de inverno.

A fotografia mostra claramente como cada perfil possui uma temperatura muito superior ao espaço entre os montantes, gerando um vazamento de calor para o exterior.

É importante mencionar que possuindo isolantes térmicos no interior do painel, geralmente lã de vidro, o efeito da ponte térmica ainda está presente nos perfis e reduz a resistência térmica do painel.

Para evitar esse efeito, o ideal é colocar uma camada de isolamento térmico externo, que contenha toda a construção. Este isolante pode ser feito de vários materiais, embora EPS (poliestireno expandido) seja o mais comum. Como tem uma condutividade muito baixa, reduzirá notavelmente o efeito de perda/ganho de calor através do perfil. A espessura do isolamento dependerá do grau de isolamento térmico desejado

 

É sempre necessário quebrar a ponte térmica?

Em alguns casos e condições particulares não é essencial, mas é sempre desejável.

Com o design adequado da envolvente, é possível limitar os efeitos da ponte térmica em Steel Frame, obtendo níveis igualmente elevados de eficiência energética na habitação.

É importante ter em mente que otimizar a resistência térmica da envolvente é um dos fatores mais importantes quando se trata de melhorar o nível de eficiência energética de uma moradia.

 

Mais informações

Para saber mais sobre o sistema visite o site, o blog ou entre em contato conosco. O diálogo constante com os nossos clientes e usuários nos permite obter informação valiosa sobre o que cada um precisa para continuar crescendo.

 

Acesse aqui e conheça os produtos da Barbieri do Brasil